Movimento Exploesia

Em uma quinta-feira especial, mais precisamente no dia 21 de  novembro, às 20h30, o Café Rubi, no Wish Hotel da Bahia, recebe o Movimento Exploesia, um projeto criado para marcar um território feminino na literatura onde a predominância masculina já é vastamente conhecida.

A apresentação terá a participação de 20 poetas em uma costura dinâmica e coesa, em que a poesia será o foco principal no diálogo com as demais artes, consistindo de um entrelaçamento entre declamações de poesias e músicas autorais, encenações teatrais (esquetes), projeção de videopoemas e dança. A ideia é, também, motivar e estimular o surgimento de novos talentos poéticos.

Um dos objetivos da apresentação é mostrar e divulgar a força poética autoral da mulher dialogando com outras linguagens artísticas, como música, teatro, dança e audiovisual. “Levaremos ao Rubi toda a intensidade poética da mulher baiana”, enfatiza Vitória Régia, poeta, jornalista, cineasta e uma das fundadoras do Movimento.

História – O Movimento Exploesia foi fundado em 2015 sob inspiração de uma poeta paulista, Da. Clotilde Sampaio (in memoriam). D. Clô, como era chamada, viveu na Bahia, especificamente no Pelourinho, divulgando e valorizando a poesia e outras artes.

De lá pra cá, lançou mais de 30 poetas em suas edições mensais, ocorridas em espaços culturais, restaurantes, cafés e bares da cidade. Com a diversidade artística das poetas, as edições foram sendo integradas com outras artes, como pintura, música, composição, canto, vídeos, fotografia, dança, teatro, em um processo de criação autoral próprio.

Além das edições mensais, o grupo também se apresenta, a convite, em escolas, asilos, fundações e projetos culturais, abertura de shows, lançamento de livros, universidades, hospitais, etc., e para isso já produziu alguns esquetes performáticos sob diversos temas.

Serviço

O quê: Movimento Exploesia
Quando: 21/11 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Onde: Café Rubi
Quanto: Couvert artístico – R$ 40

Compra

Bilheteria: Café Rubi – 71 3013-1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Vendas onlinehttps://couvertartistico.caferubi.com.br/